Abordagem participativa na gestão de Recursos Hídricos de sistemas de rega de pequena escala

Requesting organization: ISPM
Project members: Tomé Filipe Nguiraze, José Pires, Binaissa Levene, Bento Vilanculos, Pedro Manhepero, Luísa João Gamboa
External stakeholders: Resiliência Moçambique Ltd.

Contexto

Na região do vale de Zambeze (Manica, Tete e Zambézia) os sistemas de irrigação iniciada pelos pequenos agricultores está crescendo cada dia. Apesar da complexidade da agricultura irrigada de pequenos produtores, os agricultores fazem experiências e encontram soluções de irrigação. Em seus esforços eles continuam a enfrentar desafios que vão além da água e da sua gestão, o acesso a gestão do capital, o desenvolvimento de suas práticas de agronomia, o maneio de insumos agrícolas e condições complexas de comercialização.
Apesar de cada comunidade ter os seus conhecimentos e desafios, estas comunidades tem os aplicado de diferente maneira e raramente esse conhecimento e experiência são partilhados entre as comunidades agrícolas da região. É importante que estes conhecimentos sejam integrados com conhecimento científico comprovado, documentar e disseminar ao longo da região do vale do Zambezi e não só.

Objectivos

  • Descrever os conhecimentos locais e como entender os conhecimentos locais de construções dos sistemas de rega de pequena escala dos agricultores, sua participação colectiva na gestão dos recursos hídricos;
  • Entender como os pequenos agricultores definem a distribuição de água e tarefas dentro do seu sistema de rega;
  • Propor uma metodologia de gestão de recursos hídricos centrados na comunidade;
  • Integrar os conhecimentos locais de concepção e construção de pequenos sistemas de abastecimento com os conhecimentos científicos especializado e comprovado.

Resultados

TBA

Publicações

TBA