Melhoria na gestão de água para produção do arroz no regadio de Intabo

Requesting organization: FEAF
Project members: Manuel Tomé Langa, Angelo Alface, Hélio Armazia, Juma Aliasse, Bachir Abdul, Rui Langa, Márcia Ferro
External stakeholders: Associação de regantes de Intabo

Contexto

O regadio de Intabo localiza-se no distrito de Maganja da Costa, Província da Zambézia. As cheias verificadas na zona centro do país no ano de 2015 destruíram as infraestruturas de irrigação, limitando o fornecimento da água aos campos dos agricultores, tal que dos 715 hectares disponíveis apenas 300 são irrigáveis neste momento. A Associação dos regantes de Intabo, que gere o regadio e solicitou a investigação, é composta por 1400 membros, sendo 1100 mulheres e 300 homens. O arroz é a cultura principal, sendo que também produz-se hortícolas no tempo fresco.
Segundo os associados a determinação do nível da água nas bacias de produção de arroz é feita de forma intuitiva, o que resulta em perdas de água consideráveis que podiam ser usada para ampliar a área irrigada. Por outro lado o uso de adubos não obedece critérios claros o que resulta no défice ou excesso. O uso excessivo de adubos provoca a contaminação da água, degradando a sua qualidade e comprometendo o seu uso pelos utilizadores a jusante.
Assim, o presente trabalho pretende optimizar a utilização da água e do adubo pelos regantes de Intabo com participação destes. A determinação do nível ideal da água na bacia permitirá a garantia de bons rendimentos agrícolas, economizando água para a expansão do regadio e para outras actividades. O nível certo do adubo permitirá a optimização da produção sem prejuízo da qualidade da mesma.

Objectivos

O objectivo principal deste trabalho é melhorar a productividade da água e a qualidade da água na produção do arroz no regadio de Intabo. Especificamente este trabalho se propõe a:

  • Avaliar a efeito da lâmina da água no desenvolvimento da cultura do arroz;
  • Avaliar o efeito uso do adubo na qualidade da água;
  • Determinar a eficiência do uso da água nas diferentes estratégias de maneio;

Resultados

TBA

Publicações

TBA