Action research – Second edition – 2019

O projecto ZAMADZI tem como objectivo principal desenvolver a capacidade em Gestão de Recursos Hídricos no Vale do Zambeze em oito Instituições de Ensino Superior (IES) no Vale do Zambeze. Um dos meios para atingir este objectivo consiste em apoiar as IES’s envolvidas no projecto a desenhar e implementar projectos de Investigação por Acção:

Investigação por acção é processo de investigação conduzido por e para aqueles que tomam uma determinada acção. A principal razão para desenvolver semelhante projecto é ajudar o stakeholder a melhor ou a aperfeiçoar as suas acções futuras.

Assim, os projectos de Investigação por Acção no contexto do projecto ZAMADZI deverão responder a desafios imediatos e concretos que os vários stakeholders do sector enfrentam e serem desenhados e implementados em conjunto com estes. Estes projectos poderão cobrir um largo espectro de temas, como por exemplo, água para agricultura, abastecimento de água urbana e/ou rural, tratamento de efluentes urbanos e/ou rurais, qualidade da água, (geo)hidrologia, gestãointegrada de recursos hídricos, entre outros.

Assim, este formulário deverá ser preenchido de forma tão completa quanto possível por representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas no projecto. As propostas deverão descrever um desafio actual, prático e concreto; apresentar uma metodologia de estudo clara e uma indicação dos resultados esperados. Finalmente, as propostas deverão ser submetidas em conjunto com um stakeholder local envolvido em Gestão de Recursos Hídricos. A área de acção dos projectos inclui as áreas de acção das várias IES.

Após a submissão das pré-propostas, cada proposta vai ser analisada por cinco revisores:

  • Um membro do consórcio holandês,
  • Um revisor externo especialista na área do projecto,
  • Um representante da Agência do Zambeze,
  • Dois representantes de IES envolvidas no projecto ZAMADZI especialista na área do projecto .
  • Nota: Uma IES não será responsável por analisar as suas próprias propostas.

Cada revisor dará uma nota a cada proposta analisada. A nota mais alta e a nota mais baixa serão excluídas. A nota final será a média das três notas restantes.

As pré-propostas vão ser analisadas com base nos seguintes critérios:

  1. Qualidade científica,
  2. Impacto social, e
  3. Qualidade do resultado final.

Os seis candidatos com as notas médias mais elevadas serão convidadas a submeter uma versão alargada das propostas, seguindo um modelo que será partilhado posteriormente. Faz-se notar que:

  • Um projecto será reservado para um tópico com um investigador principal do sexo feminino.
  • Um projecto será reservado para um tópico sobre género no GIRH.
  • Os candidatos só serão convidados a submeter uma versão alargada da proposta, na segunda fase, se a nota média for de pelo menos 2.5 numa escala de 0-5.

Finalmente, as pré-propostas deverão ser submetidas usando o formulário abaixo até ao dia 01/10/2019. NOTA: DEVE USAR TESTE TEMPLATE PARA PREPARAR A SUA PROPOSTA.

Nome completo do investigador principal

Cadeiras leccionadas pelo investigador principal

Endereço de email do investigador principal

Contacto telefónico do investigador principal

Nome completo do segundo investigador

Cadeiras leccionadas pelo segundo investigador

Endereço de email do segundo investigador

Contacto telefónico do segundo investigador

Nome da instituição para a qual trabalha

Título completo da proposta

Proposta de projecto - DEVE USAR O TEMPLATE DISPONÍVEL ACIMA PARA PREPARAR A SUA PROPOSTA