Avaliação do desempenho de sistemas de rega e seu impacto na qualidade de vida dos produtores de tomate

Requesting organization: FEAF
Project members: Ricardina Janeque, Leonel Alberto, Hélio Armazia
External stakeholders: SDAE-Mocuba

Contexto

A conservação da água consiste em quaisquer medidas, políticas e de gestão, ou práticas dos utilizadores que visem quer conservar e preservar os recursos hídricos potencialmente disponíveis, tanto em termos de quantidade como de qualidade, evitando perdas e/ou combatendo a degradação dos recursos hídricos disponíveis.
No Distrito de Mocuba, os níveis de produção e produtividade de hortícolas não responde a demanda actual dos consumidores. Dentre os vários factores, destaca-se a dependência de chuvas para a produção, sendo o caudal dos rios a principal fonte de água, em que verifica-se que durante o verão o mesmo apresenta-se baixo, inviabilizando a produção de hortícolas. Outro factor limitante na produção de hortícolas em Mocuba são as temperaturas altas que dificultam o desenvolvimento pleno das culturas, visto que a maioria dos solos do distrito apresentam baixa capacidade de retenção de água. Portanto, devido a estas limitações, o distrito torna-se dependente do mercado externo na disponibilidade de hortícolas e com isso, os preços das mesmas tendem a ser altos. Por outro lado, os escassos recursos hídricos não são racionalizados devido a existência de sistemas de rega ineficientes. Todos esses problemas, contribuem para prevalência de problemas de desnutrição, insegurança alimentar, desemprego, poucas fontes de renda, fraca inclusão social, entre outros ao nível do distrito e do país em geral. Esta pesquisa, também releva a importância da mulher na adopção de tecnologias, visto que constitui o grupo mais afectado pelo desemprego devido a configuração social de que sua ocupação se volte apenas nos trabalhos domésticos. Desse modo, contemplando-as nesse processo, terão oportunidades em aprender e desenvolver técnicas melhoradas de produção, sobretudo na poupança ou uso racional dos recursos hídricos e na comercialização de tomate e outras hortícolas, e assim contribuir para a melhoria das condições de vida da família e do país no geral.

Objectivos

  • Comparar o rendimento obtido em cada tratamento;
  • Determinar a quantidade de água gasta em cada tratamento e o tempo investido para a actividade de rega;
  • Avaliar o nível de adopção da tecnologia de utilização de garrafas PET no seio dos produtores, principalmente pelas mulheres;
  • Identificar as oportunidades de emprego resultantes da adopção da tecnologia do sistema de rega com recurso a Garrafas PET.

Resultados

TBA

Publicações

TBA