Utilização de carneiro hidráulico para o bombeamento de água como alternativa ao défice de energia eléctrica e combustível no meio rural.

Requesting organization: ISPM
Project members: Admira Chifuco
External stakeholders: TBA

Contexto

Devido aos crescentes problemas de falta de energia eléctrica e a ameaça de escassez de recursos não renováveis (petróleo, carvão e gás natural), surge a necessidade de procurar formas alternativas de gerar energia renovável e não poluente (ABATE; BOTREL, 2002). Em muitos países subdesenvolvidos, o setor rural ainda tem opções de energia severamente limitadas, acopladas aos altos custos de manter equipamentos em perfeito estado de funcionamento (ZÁRATES ROJAS, 2002). Nesse sentido, existem equipamentos simples, mas de grande utilidade, como o carneiro hidráulico, que fornece uma alternativa eficaz para os problemas de falta ou escassez tanto de energia elétrica quanto de recursos para a obtenção de equipamentos modernos.

Considerando que qualquer empreendimento somente será economicamente viável se seus benefícios económicos forem maiores do que os custos, maior parte das associações agopecuárias da Província de Manica, em particular no distritos de Macate deparam-se com elevados custos de aquisição de moto-bombas e combustível para captação e adução da água. Outro factor limitante tem haver com a inexistência de energia hidroelétrica ou sistema solar para o mesmo propósito. A título de exemplo, a utilização de baldes e outra formas de captação artesanais de água tem sido comum nestas regiões, o que torna uma actividade bastante morosa e insustentável.

O carneiro hidráulico é uma máquina de elevação de água com energia própria:

  • Uma vez instalado, este aparelho trabalha dia e noite (24 h / dia).
  • O aparelho é instalado em nível inferior ao do manancial.
  • A água que chega ao carneiro hidráulico (por gravidades) inicialmente sai por uma válvula de descarga, até o momento em que é atingida uma certa velocidade elevada.

Esta pesquisa também releva a importância da mulher na adopção de tecnologias modernas e sustentáveis, visto que constitui o grupo mais afectado pelo desemprego devido a configuração social no meio rural e de que sua ocupação se volte apenas nos trabalhos domésticos.

Objectivos

  • Construir e fazer aplicações práticas do carneiro hidráulico em várias situações para comparar sua eficiência com o uso de moto-bombas e bombas eléctricas;
  • Analisar a eficiência do carneiro hidráulico diante de garrafas com 1,0, 2,0 e 2,5 litros;
  • Determinar os principais parâmetros hidráulicos (Vazão, Q; altura manométrica, H; e rendimento, R) nas condições especificas do local;

Resultados

TBA

Publicações

TBA