Instituição: Faculdade de Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais
Líder do projecto: Celma Chicico (Ponto Focal de Género de FEARN)
Tópico
A Faculdade de Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais através do Núcleo de Gênero Ambiental-NUGEA, capacitou 20 raparigas do 2o Ciclo (10ª /12a Classe) da Escola Secundária do Distrito de Sussudenga em matéria de práticas de género para promove-las nos cursos de engenharias. Contou com a participação de 3 membros do NUGEA, Director de Educação; 6 Líderes Comunitários e 2 Pontos Focais de Género.
Numa primeira fase da capacitação focou se especificamente na transmissão de conheicmentos sobre educação baseada em género com base em métodos de consciencialização e sensibilização destacados os seguintes temas:
- conceitos básicos de género;
- principais instrumentos nacionais e internacionais de género e educação;
- esteórtipos de género;
- assuntos transverssais de género ligada a saúde sexual e reprodutiva;
- assédio sexual;
- problemas de gravidez precoce;
- desistências nas escolas;
- consumo de bebidas alcoólicas
- processo de ensino aprendizagem das raparigas.
Nesta fase foram identificadas raparigas mentoras para acções de seguimento nas comunidades locais com apoio de líderes e pontos focais da saúde, educação e justiça e assuntos constitucionais.
A capacitação foi interactiva repleto de exercícios práticos realizados em 3 grupos distintos (das raparigas, dos líderes comunitários e dos pontos focais de género) seguida das respectivas apresentações. Constatou-se que o principal problema que afecta as raprigas são os casamentos prematuros, o que leva a desistências nas escolas. Recomendou se assistência das raparigas mentoras para o fortalecimento na dissiminação de assuntos de género como ferramenta de educação comunitária, dissiminação dos cursos de engenharias lecionadas na faculdade e mobilização das raparigas para ingressar nos cursos divulgados. Far se á a replica da mesma actividade para as escolas do distrito de Manica.