MSc projects

One of our main activities are MSc projects involving staff of the Mozambican Requesting Organizations. To maximize our local impact we are teaming up with the Faculty of Engineering of Eduardo Mondlane University in Maputo.

O projecto ZAMADZI tem como objectivo principal desenvolver a capacidade em Gestão de Recursos Hídricos no Vale do Zambeze. Uma das limitações indicadas pelas Instituições de Ensino Superior envolvidas no projecto prende-se com o número limitado de quadros técnicos com o grau de Mestre (MSc).

A primeira edição do programa de MSc foi realizada em cooperação com a Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo. A opção de escolher um programa de Mestrado nacional, em detrimento de um programa regional ou internacional, prende-se com as seguintes razões:

  • A UEM garante programas de Mestrado de boa qualidade;
  • Alguns dos programas de Mestrado oferecidos pela UEM podem ser apoiados pelo consórcio Holandês, quer na leccionação de módulos ou cadeiras quer na supervisão de trabalhos de tese;
  • Um MSc realizado no País permite com alguma facilidade a participação de mulheres das IES’s envolvidas no projecto;
  • O processo torna-se mais barato e o impacto do projecto maior;
  • Facilita a realização do trabalho de tese na área de acção das IES’s envolvidas no projecto ZAMADZI;
  • Apoia indirectamente os programas de MSc nacionais;
  • O nível de inglês do staff das IES’s normalmente não é elevado o suficiente para seguir um programa de MSc numa universidade a nível regional e ou internacional

Primeira edição – 2018

A primeira edição teve início em 2018 com sete estudantes a participarem no programa de Hidráulica e Gestão de Recursos Hídricos da UEM.

Segunda edição – 2019

A segunda edição terá início durante a primeira metade de 2019 e as inscrições já estão abertas.